Inaugurado em 1869 para abrigar o comércio de abastecimento da cidade, o prédio do Mercado Público de Porto Alegre foi tombado como patrimônio histórico em 1979. Hoje, é ponto de referência no Centro Histórico e reúne gastronomia, crença e cultura.
Nesta quarta-feira (3), data que marca os 149 anos do espaço, estão previstos o tradicional canto de parabéns, apresentação de capoeira, eventos religiosos e a inauguração de um espaço dedicado ao Pai Bará, entidade de religião africana que estaria assentada sob o piso no centro do local.
Para Adriana Kauer, uma das secretárias da Associação do Comércio do Mercado Público Central (ASCOMEPC), o aniversário tem um significado especial neste ano. Ela lembra que, no mês passado, o projeto do Plano de Prevenção Contra Incêndio (PPCI) foi entregue ao Corpo de Bombeiros e que uma das escadas laterais do prédio foi reformada.
— Estamos vendo o Mercado Público mudar. São ações de extrema importância para que, em 2019, quando chegar aos 150 anos, este espaço esteja em pleno funcionamento, com os comerciantes ocupando as lojas do segundo andar — afirma Adriana.
O andar superior está fechado desde julho de 2013, quando um incêndio consumiu parte do segundo piso e levou à interdição do prédio.
A coordenação do Mercado é realizada pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico (SMDE). Hoje, 96 permissionários e cerca de 1,2 mil pessoas trabalham no espaço. As bancas funcionam de segunda a sexta-feira, das 7h30min às 19h30min, e nos sábados das 7h30min às 18h30min. Os restaurantes funcionam até as 22h.
Confira a programação de aniversário:
- 8h - Abertura das Comemorações aos 149 anos do Mercado Público
- 10h - Missa em homenagem aos 149 anos do Mercado Público – Padre Sérgio Belmolte (Igreja São Jorge)
- 11h - Inauguração da imagem do Pai Bará, com a presença de religiosos e autoridades
- 15h - Grupo de Capoeira – Cordão de Ouro – Mestre Sombra
- 16h30min - Parabéns ao Mercado Público
- 17h30min - Toque de tambores em homenagem ao Pai Bará