Ponte da Azenha
Em Porto Alegre, a estrutura, que fica no cruzamento com a Avenida Ipiranga, foi palco do primeiro confronto entre farroupilhas e republicanos. Em 2008 a prefeitura restaurou o local, reconstituindo as características originais do guarda-corpo, do revestimento e da escadaria e instalando novos ladrilhos e luminárias. À época, o local também recebeu um painel contando a história da Ponte da Azenha, mas que atualmente está coberto por pichações.
Monumento Cruz das Almas
Localizado às margens da ERS-040, em Viamão, sinaliza um dos locais de concentração da tropa farroupilha durante a guerra. Também foi onde ocorreu um dos combates entre os revolucionários e as tropas federalistas. O monumento foi revitalizado em 1985, quando foi instalada uma nova cruz de madeira _ a original era de ferro.
Trincheiras
A cidade também abriga as trincheiras de onde as tropas farroupilhas conseguiam ter uma ampla e estratégica visão de toda a região, incluindo o Morro Santana, vale do Riacho Jacareí (Arroio Dilúvio) e Vale do Gravataí. Ainda é possível observar o desnível no terreno onde hoje fica uma praça e o monumento Trincheira Farroupilha, construído em 1935, durante as celebrações do centenário da revolução.
Casa de Gomes Jardim
Intitulada Berço da Revolução Revolução, a cidade de Guaíba oferece um amplo roteiro turístico sobre a Guerra dos Farrapos. No Sítio Histórico, onde fica a Casa de Gomes Jardim, são realizadas exposições itinerantes sobre a revolução e outros assuntos ligados ao tradicionalismo. Foi na residência que o líder farrapo se reuniu, à sombra de um cipreste, com Bento Gonçalves e Onofre Pires, para planejar a invasão de Porto Alegre, em 1835.
Em frente à casa, há uma praça onde estão enterrados os restos mortais de Gomes Jardim e um busto do personagem. No mês farroupilha, estão sendo promovidas outras atividades em alusão aos festejos. O espaço recebe visitas diariamente das 8h30min às 17h30min.