Um superfrete chamou a atenção de motoristas que passavam pela Rua Cruzeiro do Sul, no morro Santa Tereza, na tarde do último sábado (9). Mesmo com os 10 anos de experiência como motorista, Jeferson Peixoto, 45 anos, precisou gravar para crer. Ele buscava o próximo passageiro no BarraShoppingSul e passava pela via quando deparou com um Kadett verde-oliva que trafegava com sacos de material reciclável e até uma escada amarrados ao teto do veículo. Pelos cálculos de Peixoto, a pilha passava de dois metros de altura — mas o vídeo sugere uma carga ainda mais alta.
— Já vi muita bizarrice, mas geralmente na zona rural. Nunca vi algo assim: em via de movimento, perto da polícia — afirma.
Conforme o motorista, que trabalha com aplicativos de transporte, dentro do carro também havia diversos jornais velhos e garrafas PET. Um posto da Brigada Militar fica a cerca de 300 metros do local.
A resolução 349/2010 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran) determina que veículos de passeio podem transportar cargas de, no máximo, 50 centímetros de altura. A Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) afirma que, caso um agente de trânsito flagrasse o motorista do Kadett, o multaria de acordo com o artigo 231, inciso 4, do Código de Trânsito Brasileiro (CTB). A infração é considerada grave, com multa de R$ 195,23 e cinco pontos na carteira de motorista. Neste caso, a legislação prevê que um agente aborde o condutor para que a autuação seja feita.