Quem costuma circular pelo entorno da Redenção, no bairro Bom Fim, em Porto Alegre, enfrenta há cerca de uma semana um problema que aumenta a sensação de insegurança no local: a falta de iluminação em mais da metade da área do parque.
— Eu não frequento à noite por conta da falta de iluminação. Gostaria de ir, mas as luzes ficam desligadas. Acho o parque muito grande para a quantidade reduzida de policiamento. E a escuridão só acrescenta essa sensação de insegurança — relatou a fotógrafa Lúcia Moreira.
Embora em 2015 a Redenção tenha recebido uma nova iluminação, um problema na rede de energia está deixando parte do parque completamente às escuras assim que a luz natural acaba. Na noite de terça-feira (5), GaúchaZH circulou pela Redenção e constatou a situação.
O trecho que está sem luz começa ao lado do Auditório Araújo Vianna, na Avenida Osvaldo Aranha, e segue até a Rua José Bonifácio. Toda essa metade do parque, que fica à esquerda de quem olha para o Monumento ao Expedicionário, está às escuras (segundo a prefeitura, 25% dos pontos de iluminação foram afetados). Já na parte do parque ao lado da Avenida João Pessoa e da Rua Luiz Englert, a reportagem constatou que todos os postes de iluminação estão funcionando normalmente.
Através de nota, a Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (Smsurb) explicou o problema e prometeu uma solução para esta quinta-feira (7). Veja o que a prefeitura disse:
A Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (SMSUrb) informa, por meio da Divisão de Iluminação Pública (DIP), que ocorreu uma falha em cabo de média tensão (13.800V), que alimenta parte do Parque Farroupilha. Está agendada, para esta quinta-feira, 7, uma vistoria no local, visando o conserto do mesmo.