Um casal que vive no bairro Morro Santana, em Porto Alegre, precisa tomar cuidado para não cair em um buraco com cerca de um metro e meio de profundidade. A cratera se formou na escadaria de acesso à residência, possivelmente após um vazamento na rede pluvial. Seis meses depois, o problema continua, mas a demanda consta como solucionada pela prefeitura.
Ao perceber que havia um vazamento na escadaria que dá acesso à casa do casal, o motorista de ônibus Idolar Padilha, 46 anos, resolveu ligar para o telefone 156, em outubro de 2017, para abrir um protocolo e solicitar atendimento. Em abril deste ano, ao desconfiar da demora para a demanda ser atendida, o morador resolveu ligar novamente para questionar quando o serviço seria feito. Para sua surpresa, a demanda constava como solucionada desde janeiro.
— Liguei para o 156 e me falaram que o DEP (Departamento de Esgotos Pluviais, atual Dmap) já tinha consertado o vazamento, mas o buraco já está enorme e a água do esgoto ainda passa por aqui. Precisei abrir um novo protocolo. O que restou da minha escadaria foram dois degraus. Meu medo é que, com as chuvas do inverno, minha calçada ceda cada vez mais.
A cozinheira Margarete Abreu, 34 anos, esposa de Idolar, conta que o mau cheiro é muito forte no local. Ela relata que, em janeiro, ao sair de casa para trabalhar, se acidentou e caiu no buraco:
— Eu estava saindo antes do sol nascer. Acabei me distraindo e caí. Por sorte, não estava tão grande como agora. Não foi nada grave, só tive alguns arranhões. Precisei tomar alguns remédios para aliviar a dor.
Questionada, a Secretaria Municipal de Serviços Urbanos afirmou que o local será vistoriado pela Divisão de Manutenção de Águas Pluviais (Dmap) nesta semana.
Problema foi solucionado
Seis dias após a publicação da matéria, o problema foi solucionado. Idolar confirmou para GaúchaZH que o buraco foi tapado com saibro na tarde de domingo (14). Agora, resta ao morador reconstruir os degraus da escadaria.
Saiba como usar o aplicativo Pelas Ruas, que é gratuito
1) Para baixar, basta entrar na App Store ou na Play Store e buscar o aplicativo pelo nome.
Usa iPhones? Clique aqui e baixe
Usa celulares Android? Clique aqui e baixe
Requisitos - iOS 9.0 ou superior (compatível com iPhone, iPad e iPod touch) - Android 4.1 ou superior
2) Ao abrir o aplicativo, a tela inicial mostra a marca Pelas Ruas e solicita o login do usuário. Ele é feito a partir do Facebook ou de conta no Google.
3) Após o acesso, pode ser visualizada a linha do tempo, em que aparecem as postagens dos usuários; é possível acompanhá-las e fazer comentários.
4) Para fazer um post, o usuário pode utilizar uma foto tirada por meio do próprio aplicativo ou da galeria de imagens do celular.
5) Após escolher uma das opções, basta descrever o problema e marcar a localização (por GPS ou a partir de um mapa). É só publicar e aguardar a aprovação: quando isso ocorre, o aplicativo mostra uma notificação.