Cerca de uma tonelada de alimentos impróprios para consumo foi apreendida durante a força-tarefa do Programa Segurança Alimentar em um mercado em Gravataí, na Região Metropolitana. A ação foi realizada pela Delegacia Especializada de Defesa do Consumidor da Polícia Civil e contou com apoio do Ministério Público Estadual, Secretaria Estadual de Agricultura e Pecuária e Vigilância Sanitária estadual e municipal, além do Procon.
Conforme a Polícia Civil, o mercado Super Roxo, localizado no bairro São Judas Tadeu, foi interditado totalmente por medida cautelar.
De acordo com informações do Ministério Público, o estabelecimento apresentava falta de higiene, com insetos encontrados próximos aos produtos. A carnes do açougue não tinham procedência e estavam fora da temperatura adequada para armazenamento — assim como margarinas, leites e iogurtes que também não estavam refrigerados. Havia também a comercialização de produtos fora da data de validade.
Segundo o delegado Rafael Liedtke, não houve pedido de prisão dos proprietários do local e o estabelecimento só poderá reabrir quando regulamentar as questões apontadas pela Vigilância Sanitária.
— A interdição cautelar é administrativa pela Vigilância Sanitária Municipal e eles só podem reabrir quando sanarem as questões apontadas no auto da interdição — explica o delegado.
A reportagem não conseguiu contato com a administração do mercado.