Uma reintegração de posse em uma área do Departamento Municipal de Habitação (Demhab) terminou em confusão no bairro Cristal, na zona sul de Porto Alegre, na manhã desta quinta-feira (8).
A operação começou por volta das 9h. Moradores revoltados começaram a atirar pedras contra os guardas municipais, que acompanhavam um oficial de Justiça. Segundo o supervisor da Guarda Municipal Marcelo Nascimento, foi necessário fazer uma linha de homens com escudos avançar contra os manifestantes para conter as agressões. Os moradores correram para uma vila ao lado.
Um guarda foi atingido por uma tijolada no pé e acabou sendo levado para o Hospital de Pronto Socorro (HPS) pelos colegas. Na área da reintegração de posse, um dos agentes mostrou à reportagem um escudo, que ele alega ter sido atingido por uma pedra jogada por um manifestante.
Já os moradores afirmam que não houve aviso prévio sobre a reintegração. Além disso, dizem que os guardas usaram bombas de gás lacrimogêneo nas proximidades da casa de uma idosa, e que ela passou mal. A Guarda Municipal nega. Já representantes do Demhab presentes no local afirmaram que houve aviso prévio.
O Corpo de Bombeiros precisou ser acionado para conter chamas em materiais de construção e papelões. Os focos do incêndio foram apagados por volta das 10h.
As famílias que estavam no local há pelo menos 15 dias foram retiradas no fim da manhã. O terreno fica na Rua Upamaroti, ao lado de um prédio residencial e de um conjunto de casas. Segundo o Demhab, a área foi reintegrada para a construção de moradias populares do programa Minha Casa Minha Vida.