Eleições para a prefeitura de Porto Alegre nunca foram vencidas por mulheres, mas isso não significa que a Capital não teve períodos sob o comando feminino. Margarete Moraes, Maria Celeste e Sofia Cavedon, todas do PT, foram as três foram vereadoras que assumiram por algum tempo o Paço Municipal. Além delas, as então procuradoras-gerais do município Cristiane Nery, Mercedes Rodrigues e Eunice Nequete também ficaram interinamente na administração do município.
Margarete Moraes
A vereadora interrompeu uma sequência de 231 anos de mandatos masculinos no Executivo. Foi a primeira prefeita de Porto Alegre em 2004. Ela ficou nove dias no cargo.
Maria Celeste
Em 2007, no Dia Internacional da Mulher, o então prefeito José Fogaça e seu vice, Eliseu Santos, se licenciaram do cargo para que a presidente da Câmara de Vereadores, Maria Celeste, pudesse assumir a prefeitura durante um dia.
Sofia Cavedon
A atual vereadora de Porto Alegre foi a terceira mulher a comandar a Câmara em 237 anos. Sofia assumiu a prefeitura em 2011 por 10 dias, durante as férias de José Fortunati.