Iniciada há pouco mais de três meses, a construção da Avenida do Parque, no bairro Cristal, em Porto Alegre, está 75% concluída e deve ser entregue até o início de maio de 2018. Conforme a Secretaria Municipal de Infraestrutura e Mobilidade Urbana (Smim), o andamento da obra está dentro do cronograma inicial — um prazo de oito meses para finalização.
Com 700 metros de extensão e à margem do Arroio Cavalhada, a pista ligará a Icaraí à Diário de Notícias. A ideia é melhorar o trânsito na região dos bairros Cristal e Cavalhada. Segundo a pasta, o nome ainda não é oficial, pois não foi aprovado pela Câmara Municipal.
A avenida será composta de três faixas, com 10 metros de largura, no sentido Icaraí-Diário de Notícias, além de calçada para a passagem de pedestres. Também está prevista a instalação de redes coletoras pluviais. Conforme a Smim, a instalação de rede elétrica teve início neste mês em 27 postes da via. Serviços de terraplanagem, pavimentação e drenagem ainda estão em andamento. De acordo com a pasta, os serviços de sinalização viária deverão começar a partir de janeiro.
Com um investimento de R$ 3,6 milhões e recursos do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), a obra é executada pela empresa Toniolo Busnello. O serviço faz parte do Programa Integrado Socioambiental (Pisa), que elevou a capacidade de tratamento de esgotos em Porto Alegre de 27% para 65%. De acordo com a prefeitura, o Pisa reassentou 326 famílias das vilas Icaraí I e II, Campos Velho, Nossa Senhora das Graças, Angelo Corso e Barbosa Neto, todas na região do Cristal, para que a construção da avenida pudesse ocorrer. Até fevereiro do próximo ano, o Executivo fará o pagamento do bônus moradia de cerca de R$ 77 mil por família, autorizado pela Secretaria Especial de Assuntos Internacionais, vinculada ao Ministério do Planejamento.