Moradores da Rua Desembargador Moreno Loureiro Lima, no bairro Bela Vista, em Porto Alegre, têm de conviver com o cheiro desagradável de esgoto há mais de um ano. A reclamação é de um usuário do aplicativo Pelas Ruas. O problema – que localiza-se em frente à Praça Gustavo Langsch – já havia sido relatado pela reportagem de GaúchaZH no mês passado. Em 14 de setembro, a prefeitura afirmou que o problema seria resolvido na semana seguinte, o que não ocorreu.
— Esse problema dura mais de um ano. Há alguns dias, a equipe do Dmae (Departamento Municipal de Água e Esgotos) até veio aqui e abriu a boca de lobo. Eles ficaram uns 20 minutos e foram embora. Falaram que o problema não era com eles, era de responsabilidade do DEP (Departamento de Esgotos Pluviais) — afirma o zelador de um prédio próximo, Marcos Aurelio Martins Brum, autor no app de uma das publicações sobre o assunto.
Brum trabalha no local há mais de 20 anos. Ele conta que limparam a boca de lobo ano passado, mas, no primeiro temporal, o problema retornou.
— O cheiro é insuportável. Tem esgoto sanitário caindo na rede que era para ser só de água da chuva, por isso está desse jeito — afirma.
Segundo moradores, o esgoto escorre pelo meio fio e invade a calçada, o que intensifica o cheiro ruim.
— Eu jogo água o tempo todo na calçada e na garagem (do prédio) para tentar amenizar o cheiro — explica Brum.
Além do zelador, a usuária Michele Godoy fez uma postagem no aplicativo sobre o assunto. Segundo a futura moradora do prédio, o problema atrapalha bastante as pessoas.
— É muito ruim. A rua fica cheia de carros estacionados e as pessoas têm de pular para a calçada. O cheiro entra na garagem dos prédios de tão forte — afirma.
A Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (Surb), por meio da Seção Centro de Conservação de Águas Pluviais, afirmou que há obstrução da rede pluvial no local. A pasta acrescentou que, no início do mês de outubro, tentou realizar a desobstrução do local com varas, mas não obteve êxito. De acordo com a secretaria, para a conclusão do serviço será necessário a utilização de caminhão-hidrojato que está atendendo as demandas de urgências, sendo esta uma das prioridades.
Pelas Ruas
O Pelas Ruas está disponível para iOS 9 ou superior e a partir da versão 6.0 do Android. Para baixar, basta entrar na App Store ou na Play Store e buscar o aplicativo pelo nome.