O casal Rodrigo Silveira e Jéssica Rodrigues chegou cedo, com mate na mão, na Avenida Edvaldo Pereira Paiva, em Porto Alegre, na manhã desta quarta-feira (20). Foi a primeira vez que Ricardo, o filho de três anos do casal, viu os cavalos desfilando lado a lado.
– A gurizada sempre gosta de ver os bichos. Levamos ele para que tenha orgulho do nosso Estado desde piá – disse o pai.
Leia mais:
Desfile farroupilha celebra o 20 de setembro em Porto Alegre
Piquetes se organizam para o desfile tradicionalista
No acampamento farroupilha, cada vez mais mulheres comandam o churrasco
Por volta das 11h, os cavalarianos representando CTGs ingressaram na Avenida Edvaldo Pereira Paiva e arrancaram sorrisos e olhares atentos das crianças. Câmeras fotográficas e celulares estavam em mãos para registrar tudo.
– Eu filmo e mostro em casa depois. Ano passado chegou até a faltar memória. Hoje vim preparada com um celular mais moderno. Acho lindo homenagear nosso Estado assim – disse a doméstica Gilda Fagundes.
De acordo com o Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG), 1,5 mil cavalarianos, representantes de 73 entidades, participaram do desfile. O evento, que terminou pouco depois do meio-dia, também contou com a presença de autoridades, como o vice-governador José Pauli Cairoli e o vice-prefeito Gustavo Paim.
Nesta noite ocorrerá a solenidade de encerramento do Acampamento Farroupilha, com a extinção da Chama Crioula. Vai ser no palco principal do Parque Harmonia, a partir das 19h30min. Conforme o MTG, até o último domingo, cerca de 890 mil pessoas já passaram pelo acampamento.