A liberação dos recursos para obras que têm o objetivo de acabar com enchentes na zona norte de Porto Alegre ocorreu nesta sexta-feira (25). Um evento com forte representação política foi realizado na região que será beneficiada. O ministro das Cidades, Bruno Araújo, oficializou os repasses de R$ 106 milhões, que serão feitos por etapas, conforme a obra avançar. Os projetos serão concluídos nos próximos meses e o início dos trabalhos está previsto para o início de 2018.
Serão contemplados 14 bairros da região que têm pontos históricos de alagamentos. Ao todo, 7 mil metros de galerias pluviais serão instaladas, beneficiando cerca de 180 mil moradores da Bacia do Arroio Areia.
Leia mais:
Como foi o acordo para desocupação pacífica de prédio no centro de Porto Alegre
Prefeitura indica terreno junto ao Beira-Rio para receber Centro de Eventos
O projeto prevê a construção de sete reservatórios – bacias de contenção – para evitar que a água da chuva se espalhe por ruas e avenidas, além de melhorias na casa de bombas Silvio Brum, na Avenida Sertório, que está funcionando com menos da metade da capacidade.
– Disse ao prefeito (Nelson Marchezan) que, se do ponto de vista físico for possível que essa obra seja acelerada, quem cuida do dinheiro, que é o ministro Eliseu Padilha, já nos autorizou a antecipar o cronograma – destacou o ministro Bruno Araújo.
O cronograma inicial aponta que as obras devem durar 52 meses – pouco mais de quatro anos.
Iniciativa privada
O prefeito Nelson Marchezan fez um pronunciamento de 15 minutos após a assinatura do repasse. Ele citou as dificuldades financeiras vividas pela prefeitura da Capital e pediu o apoio da sociedade para a aprovação do projeto que reajusta a planta de valores e incide diretamente no valor do IPTU.
Dirigindo-se à secretária estadual do Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Ana Pellini, que representou o governador José Ivo Sartori no evento, solicitou ajuda na discussão envolvendo a concessão de serviços de água e esgoto no município.
– Leve o nosso apoio integral e aproveite para pedir a ele (Sartori) que os partidos que lá estão dando apoio para as reformas e às PPPs (parcerias-público-privadas) na Corsan que deem apoio aqui no município – disse, em referência ao projeto encaminhado à Câmara de Vereadores que autoriza a concessão desse tipo de serviço.
Ruas e avenidas que receberão as obras
Ibirapuitã, Marechal José Inácio da Silva, Cel. Feijó, Sapé, Roque Callage e Avenidas do Forte, Sertório, Plínio Brasil Milano, Carneiro da Fontoura, Visconde de Pelotas, Anita Garibaldi, General Emílio Lúcio Esteves, Teixeira Mendes, Nilo Peçanha e Assis Brasil.
Praças onde serão feitas bacias de contenção
- Praça Lopes Trovão – capacidade de armazenamento de 4.860m³
- Praça Luis Blessman – capacidade de armazenamento de 7.020m³
- Country Club – capacidade de armazenamento de 26.000m³
- Praça Irani Bertelli – capacidade de armazenamento de 4.600m³
- Praça Fortunato Pimentel – capacidade de armazenamento de 8.190m³
- Reservatório Rua Mal. Simeão – capacidade de armazenamento de 3.400m³
- Reservatório Rua Gal. Couto De Magalhães – capacidade de armazenamento de 3.360m³
Evento político
Além do ministro das cidades, Bruno Araújo, que é correligionário de Marchezan, dois ministros gaúchos participaram do ato: o chefe da Casa Civil, Eliseu Padilha, e o titular da pasta do Desenvolvimento Social e Agrário, Osmar Terra. O deputado federal Darcísio Perondi (PMDB), que integra a tropa de choque de defesa do presidente Michel Temer no Congresso, também participou, ao lado da colega Yeda Crusius (PSDB).