O fim de ano terá a garantia de reforço do policiamento em Porto Alegre. Durante o mês de dezembro haverá ainda até quatro atividades que serão desempenhadas pelos recrutas do Exército na Capital gaúcha. A informação foi confirmada pelo chefe do Centro de Coordenação de Operações do Comando Militar do Sul, general Fábio Benvenutti Castro.
"Os treinamentos aumentam o cinturão de segurança na região e dão a percepção de segurança para a população. Estão em alinhamento com as ações da Brigada Militar, que é a responsável pela segurança no Estado", avalia o general.
O exercício conhecido como "Garantia da Lei e da Ordem" é realizado nas cercanias dos quartéis e pode contar com até 50 recrutas. Eles podem atuar num raio de até um quilômetro das instalações da corporação.
O Comando Militar do Sul conta atualmente com 25 mil soldados no Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná. Destes, aproximadamente 10 mil são recrutas. Os novatos precisam realizar ao menos dois treinamentos de rua ao longo do ano. Eles que se revezam em operações como as que são realizadas em Porto Alegre.
Para o próximo ano, há expectativa de que essa parceria possa ser ampliada e executada em outras cidades gaúchas que contam com quartéis como Santa Maria, Rio Grande, Pelotas, Caxias do Sul e São Leopoldo. Da parte do Exército, não há qualquer impedimento para que isso aconteça.
"Não há restrição alguma. Faz parte do cronograma de nossa instrução militar" - garante Castro.
Porém, até agora o governo do Estado não se manifestou sobre essa ampliação da parceria para cidades do interior ou alguma outra que permita o acréscimo das ações do Exército no Rio Grande do Sul. O secretário estadual da Segurança, Cezar Schirmer informou que um encontro ocorreria em breve para tratar deste assunto. Porém, até agora, não houve a confirmação de data deste encontro.