Uma gurizada empinando pipa, um balão cor de rosa sobre uma cerca branca, o retrato da professora inesquecível. Essas foram algumas das inspirações da exposição A Arte é a Melhor parte da Infância, criada por uma escola infantil no bairro Bela Vista, em Porto Alegre, para a Semana da Criança.
Quinze artistas gaúchos toparam o desafio proposto pela diretora da Escolinha Caracol, Valesca Karsten, de "pintar alguma coisa pensando nas crianças". Valia se inspirar na prole, como fez Ricardo Pirecco ao retratar a filhinha Mallu com a mochila nas costas, ou resgatar alguma preciosidade da própria infância. O autor da homenagem à "melhor professora do mundo" é o artista plástico Zupo, 61 anos. Ele resgatou uma redação que escreveu há mais de 50 anos em reverência a sua mestra favorita, e fez uma reprodução ampliada do retrato com o qual ilustrou a folha de caderno na época. O artista elogia a exposição:
– É uma memória que vai se preservar dentro de cada criança.
Leia também:
Dezenas de mosaicos de Mona Lisa colorem as ruas de Porto Alegre
Crianças levam seus animais de estimação para ganhar a bênção em escola
Grafite transforma prédios em obras de arte em Porto Alegre
Mas o quadro eleito como preferido do aluno Tobias Padão, 6 anos, é de autoria de Eduardo Vieira da Cunha. Em um grande plano azul, Tobias identificou uma porção de coisas:
– Eu vejo um cão... Uma casa muito bonita, né?! Uma ilha pro surfe, muito legal. Também tem algumas Kombis e carros muito interessantes.
Segundo Valesca, a exposição visa estimular a sensibilidade das crianças com relação à arte.
– Crianças em contato com arte são mais criativas, mais sensíveis. E talvez até mais críticas – afirma.
Bem como outras atividades de educação artística praticadas na escola, a exposição deve inspirar os pequenos em sala de aula. É como diz Tobias, especialista em arte com canetinha ("de ponta grossa ou fina"):
– Eu gosto de pintar porque é muito colorido e divertido.
Documentário sobre arte e infância
A exposição ficará aberta ao público na escolinha, na Rua Engenheiro Afonso Cavalcanti, 51, das 9h às 18h, entre segunda e sexta-feira, com exceção do dia 12, feriado.
Os artistas que pintaram telas para o evento também deram depoimentos a um documentário produzido pela escolinha, com realização da Daterra Filmes, contando um pouco de sua relação com a arte quando crianças e a importância da arte na infância. Junto com as telas, o documentário deve ser exibido no ano que vem no Museu de Artes do Rio Grande do Sul (Margs). De acordo com a diretora, a exposição será levada ao museu em abril de 2017.