O céu nublado e o vento forte não impediram que centenas de pessoas acompanhassem o desfile cívico-militar que celebra os 194 anos da Independência do Brasil, nesta quarta-feira, em Porto Alegre. Cerca de quatro mil pessoas, entre civis e militares, desfilaram marcha na Avenida Edvaldo Pereira Paiva. A solenidade atrasou alguns minutos e também contou com a participação das Forças Armadas, das Forças Auxiliares e de órgãos federais, estaduais e municipais.
Veja também:
Grito dos Excluídos se transforma em manifestação contra Temer em Porto Alegre
Sob vaias e aplausos e sem faixa presidencial, Michel Temer participa de desfile em Brasília
O governador José Ivo Sartori recebeu as honras militares e passou em revista as tropas, na Avenida Beira-Rio. Já passava das 10h, horário previso para o início da cerimônia, quando o ele, o comandante militar do Sul, general Edson Leal Pujol, e o prefeito José Fortunati hastearam as bandeiras, marcando o início do desfile. A marcha começou no Viaduto Abdias do Nascimento e seguiu em direção à Avenida Aureliano de Figueiredo Pinto. Aproximadamente 150 viaturas, incluindo blindados do Exército, participaram do trajeto.
A dispersão ocorreu a partir do cruzamento da Edvaldo Pereira Paiva com a Avenida Ipiranga. O público final não foi divulgado.