Em um dia ensolarado, que deu os primeiros sinais de uma primavera que se aproxima, o Acampamento Farroupilha remeteu, na tarde deste sábado, os mais nostálgicos a um dia sob as tradições pampianas. Piquetes cheios, a carne assando a céu aberto e famílias passeando, com crianças se lambuzando em costelas ou tomando sorvete. Esse era o ambiente no coração de Porto Alegre.
– Vivo o tradicionalismo desde sempre. Por isso, a nostalgia até poderia ser maior. Mas tudo isso faz eu me lembrar da terra de minha infância – diz o passo-fundense Paulo Guimarães, 62 anos, 31 deles em Porto Alegre.
Todo pilchado, no rigor do tradicionalismo, Guimarães estava acompanhado da sua mulher, a também passo-fundense Marisa, 43 anos.
– Lembra Passo Fundo, sim. Dá uma saudadezinha – diz ela.
O que os dois demonstram lamentar? Os filhos, de 23 e 27 anos, cooptados pelos hábitos urbanos, não os acompanham neste sábado de sol de gauchismo prévio ao 20 de Setembro.
No piquete 30 de abril, nove familias compartilhavam pão com alho e coraçãozinho antes de começar a refeição propriamente dita. O clima era de alegria.
– Sou de Porto Alegre e vivo em Eldorado. Hoje está ótimo. Chega de chuva. Que coisa boa este sol – diz o patrão Régis Lima.
No piquete Querência do Peão, o assador Dionei Melo é só sorriso.
– Hoje é um dia pra lá de especial – declara, falando alto.
No piquete Estrela Gaudéria, o fogo de chão arde. Uma ovelha inteira é cercada de dois costelões de terneiro. O terneiro foi morto na noite de sexta-feira pelos próprios integrantes do piquete, que se chamam, uns aos outros, de "Bozó" – o porquê ninguém explicou. A ovelha foi comprada no próprio acampamento. As demais partes do novilho estavam já sendo servidos para cerca de 30 frequentadores.
– Aqui, é só alegria. Somos parceiros – diz Fábio Assunção, um dos "Bozós".
Mais de 100 mil pessoas devem passar pelo Acampamento Farroupilha neste fim de semana. A organização espera 50 mil visitantes neste sábado e outros 80 mil no domingo.
No fim de semana passado, foram 45 mil pessoas circulando pelo Parque Maurício Sirotksy Sobrinho. A expectativa de 130 mil pessoas para este fim de semana se deve ao tempo seco, ao rodeio crioulo, que vai até este domingo, e aos shows previstos na programação.
Neste sábado, às 21h30min, tem show de Cristiano Quevedo no Acampamento e, às 23h, Cesar Oliveira e Rogério Mello farão apresentação no parque. Neste domingo, há show previsto para às 21h30min do grupo Os Fagundes.
* Com Marcela Panke, da Rádio Gaúcha