Quatro emergências de Porto Alegre estão com o atendimento restrito a casos graves nesta quarta-feira (15), devido à superlotação. O caso mais grave é do Hospital de Clínicas, que atende quatro vezes mais pacientes que a capacidade da unidade.
Nesta tarde, o setor tem 166 pacientes adultos para 41 leitos. A situação é ainda mais grave que o registrado pela manhã, quando havia 151 pessoas no local. A emergência recebe apenas pacientes que correm o risco de morrer.
No Complexo Santa Casa, há duas emergências com restrição: a unidade que atende adultos por convênios ou particular está com 29 pacientes, para 14 leitos. Já o setor que tem atendimento pelo SUS está com as 24 vagas ocupadas.
No Hospital São Lucas, da PUCRS, a emergência que atende adultos pelo SUS também tem restrição, já que há 36 pessoas internadas, quando a capacidade do local é de 13 leitos.
No Hospital Conceição, a emergência opera com quase o dobro da capacidade, mas o atendimento não está restrito. Há 126 pacientes e 64 leitos.