Um morador de rua da Capital passou por uma verdadeira transformação, nessa quinta-feira, graças a uma ação inusitada dos policiais da 2ª Companhia do 9º Batalhão de Polícia Militar.
Os BMs deram roupas, sapato, escova de dente, cortador de unhas, um banho e cortaram o cabelo e a barba de Silvio Guaraci Soares Rocha, 55 anos, morador de rua do Centro de Porto Alegre, que se tornou amigo dos brigadianos e ganhou até mesmo o apelido de "sargento".
– Ele vai todos os dias ali na sede da companhia, pega água da torneira do nosso pátio. Virou amigo do pessoal aqui. Como ele chama todo mundo de sargento e diz ter servido no exército, demos esse apelido pra ele – disse o comandante da companhia, capitão Fernando Maciel.
O homem diz ter nascido em Alegrete, na Fronteira Oeste do Rio Grande do Sul, e ter vindo para Porto Alegre em 2003. Desde então, vive pelas ruas da Capital. De acordo com o capitão, há pelo menos um ano, ele costuma dormir pelas ruas Fernando Machado e Demétrio Ribeiro, próximo à Avenida Borges de Medeiros, no Centro.
Leia mais
Policiais ficam comovidos com ladrão que roubou comida e resolvem ajudá-lo
Novos PMs chamados para curso devem policiar ruas do Estado em setembro
Maciel destacou, ainda, que a companhia nunca recebeu reclamações a respeito do "sargento" e, por ele ser um homem querido pelos brigadianos, resolveram ajudá-lo. A próxima ação dos BMs deve ser levá-lo ao médico, porque ele reclama de uma dor nas costas. Mas até mesmo uma festa de aniversário está sendo organizada para Silvio, que faz aniversário no próximo mês.
– Vamos comprar um bolo e fazer uma festinha. Acho que ele merece – destacou o capitão.
Os policiais também querem encontrar algum parente do morador de rua. Para isso, contaram com a ajuda de uma soldado da Brigada Militar de Alegrete, que compartilhou a história no Facebook, tentando achar um familiar de Silvio.
– Quem pensa que fizemos um bem para ele, se engana. Foi um bem para nós. Esperamos que seja acolhido por algum familiar lá de Alegrete, a gente até se dispõe a pagar a passagem, se ele quiser – garantiu o capitão.
O vídeo e as fotos da transformação do "sargento" – que teve direito a banho quente, barba feita e unhas cortadas – foram compartilhadas em grupos da Brigada Militar nas redes sociais e tiveram grande repercussão. Policiais de outros Estados, inclusive, pediram para divulgar a ação em seus canais de comunicação internos, a fim de incentivar atitudes como essa realizada pelos BMs de Porto Alegre.