As aulas foram suspensas nesta quinta-feira (23) no Departamento de Arte Dramática da UFRGS, em Porto Alegre, após um grupo de alunos contrair sarna. Conforme o chefe do Departamento, Mesac Roberto Silveira Jr, os estudantes apresentaram sintomas da doença na última sexta-feira.
Ainda não foi possível, segundo ele, determinar onde houve o contágio. O local atende cerca de 150 alunos, e não há um número oficial de estudantes estão com sarna.
Uma limpeza está sendo feita no prédio. A doença se manifesta de um dia a seis semanas e, por isso, a previsão para o retorno das aulas é daqui duas semanas - data em que o semestre letivo já terá acabado.
A orientação para os estudantes é entrar em contato com os professores que analisarão cada caso em relação as notas.
Sintomas
A sarna é contagiosa, sendo transmitida rapidamente pelo contato físico direto em famílias, escolas e asilos. O sintoma mais comum da sarna é a coceira intensa nas áreas de infestação.
É possível tratar a sarna matando os ácaros e seus ovos com o medicamento que é aplicado do pescoço para baixo e deve ficar agindo por oito horas. Também é possível exterminar os ácaros com medicamentos orais.