A prisão de um traficante de 25 anos, pela Brigada Militar, na manhã desta quarta no Bairro Restinga pode ser o ponto de partida para a apuração dos suspeitos de atacarem seis coletivos na noite de terça na Zona Sul de Porto Alegre. Ele tinha mandado de prisão decretado pela Justiça desde a Operação Gênesis, comandada pelo Denarc no bairro, e foi preso na 2ª DPPA por esse motivo.
De acordo com a Brigada Militar, o traficante teria sido visto comprando gasolina em um posto de combustíveis da Restinga pouco tempo antes do segundo ataque, registrado na Rua Padre Pedro Leonardi, por volta das 22h de terça, mas até o momento não foi reconhecido. A moto usada por ele também é alvo da investigação.
Como Santa Catarina lida com ataques a ônibus e prédios públicos desde 2012
Caos em Porto Alegre: como foram as 10 horas de ação organizada de criminosos
Policiais da 16ª DP, 13ª DP e da 19ª DP, que apuram os ataques, devem cruzar imagens deste homem com o que apurarem em suas regiões. Na tarde desta quarta, as primeiras testemunhas serão ouvidas pela polícia.
- Tudo ainda é muito preliminar. Não podemos sequer ter a certeza de que todos os ataques seguiram uma mesma ordem - aponta o diretor regional de Porto Alegre, delegado Cléber Ferreira.
Perícia vai determinar se jovem morto em ação da BM atirou contra policiais
De acordo com o delegado Mario Souza, que comandou a operação Gênesis pelo Denarc, o preso na manhã desta quarta é considerado um dos gerentes da Gangue dos Alemão, que atua nas proximidades do Fórum da Restinga. A quadrilha é considerada uma das aliadas da facção da Conceição nas cadeias gaúchas.
A polícia trabalha com pelo menos duas possibilidades para a série de ataques: uma represália pela ação da Brigada Militar que resultou na morte de um jovem no Bairro Cascata no começo da noite de terça, ou uma ordem de facções criminosas, que podem ter justamente a ação da BM como estopim.
Leia mais notícias do dia
Ataques a ônibus
Traficante preso na Restinga pode ser o elo entre incêndios em ônibus
Homem de 25 anos era procurado pelo Denarc. Ele teria sido visto comprando gasolina em posto da Restinga na noite de terça
GZH faz parte do The Trust Project