Na última segunda-feira, foi aprovado na Câmara Municipal o projeto de lei que cria 15 novos bairros em Porto Alegre. O ZH Pelas Ruas foi conversar com moradores de três regiões sobre a novidade.
Uma das maiores mudanças deve ocorrer no bairro Jardim Itu-Sabará, que será extinto e subdividido em outros dois bairros: Jardim Itu e Jardim Sabará. Os moradores do Jardim Itu, que vivem entre a Avenida Baltazar de Oliveira Garcia e a linha divisória da Rua Leopoldo Bettiol ainda não se acostumaram com a novidade.
– Mas eu pertenço a qual? Itu ou Sabará – indaga confusa a aposentada Janete Souza – Sou do Itu agora? Ótimo que continuo no mesmo.
Para o aposentado Régis Roberto Santos, que mora na área do novo Jardim Itu, a mudança de nome foi influenciada pelos mais antigos do bairro:
– Muitos queriam mudar o nome do bairro para apenas Itu porque se agarraram nessa denominação de 60 anos atrás, mas diferença não existe. O que tinha de mudar nessa região era o transporte que não existe, e não o nome.
Do lado do Jardim Sabará, os habitantes contam que a mudança deixa as regiões como eram no passado: bem divididas.
– Sou muito antigo aqui e lembro que existia aquela coisa de dizer com orgulho: "Eu sou do Sabará. Eu sou do Itu" – explica o garçom Paulo Teixeira.
– Agora é Jardim Itu para lá (da Rua Leopoldo Bettiol) e Jardim Sabará para cá. Voltou tudo a ser como era antes – conta o comerciante Valdir Brito.
Outro bairro criado na Zona Norte foi o Costa e Silva. De acordo com parte da população, a região sempre teve essa denominação, mesmo antes de ser bairro:
– Vivo aqui há 30 anos. Nós, moradores, sempre chamamos essa zona de Costa e Silva, mesmo que não fosse oficial. Na hora de passar o endereço, colocávamos Sarandi ou Rubem Berta – afirma o funileiro Marco Martins.
O projeto de lei para a criação dos novos bairros será submetido à redação final devido às emendas e passará pela sanção do prefeito, que ainda pode fazer algum veto parcial, por exemplo.