Durante uma ação reforçada de limpeza de bocas de lobo situadas na Avenida Praia de Belas, nas proximidades da Avenida Aureliano de Figueiredo Pinto, a prefeitura se surpreendeu com o descarte irregular de produtos que estaria sendo feito pelo Corpo de Bombeiros, e também com a quantidade de lixo no local.
Conforme o vice-prefeito da Capital, Sebastião Melo, resíduos de pó de extintor de incêndio estariam formando uma espécie de borra que ajuda a entupir os bueiros.
CEEE remove poste que ameaçava cair na Cidade Baixa
Por uma cidade com mais bancos nas ruas, grupo promove "cadeiraço"
- É um produto que tem cheiro forte, de óleo, que cria uma borra. Isso precisa de tratamento, não pode ser descartado assim. Se não fosse com os Bombeiros, com quem temos relação cordial, já seria o caso de notificação. Mas conversamos e eles se comprometeram a solucionar - disse Melo.
Leia as últimas notícias de ZH
O produto foi encontrado em bueiro na rua que fica atrás da sede do 1º Comando Regional do Corpo de Bombeiros. O chefe do Estado Maio dos Bombeiros, que está respondendo pela corporação, coronel Evaldo Rodrigues de Oliveira Junior, explicou que material não é descartado na rua:
- Temos caixas de contenção dentro da unidade e há 10 anos esse material é recolhido ali até ser descartado junto às empresas que fazem a manutenção dos extintores. O que houve foi que a caixa encheu e transbordou. Foi uma falha nossa que já está sendo corrigida. O cheiro de óleo não tem nada a ver com esse produto descartado, que não causa danos ambientais, tanto pela composição quanto pela quantidade.
A ação de limpeza foi promovida pelo fato de a região ser uma das mais atingidas com cheias durante temporais. Segundo o vice-prefeito, reuniões têm sido feitas com a população local para pedir conscientização e buscar soluções.
- Muitas vezes a prefeitura erra, mas nem tudo é culpa do governo. Retiramos dos bueiros enorme quantidade de lixo, de garrafas pets. E encontramos bocas de lobo que foram fechadas por obras. Naquele local quase todos os prédios térreos foram invadidos pelas águas no último temporal. Mas cada um tem de assumir sua responsabilidade - destacou Melo.
O vice-prefeito disse que ações de limpeza pelo Departamento de Esgotos Pluviais (DEP) são feitas rotineiramente na Capital, mas regiões com problemas mais crônicos recebem esse trabalho diferenciado.