Devido às cheias em rios que desaguam no Guaíba, o Centro Integrado de Comando da Capital (Ceic) emitiu um novo alerta na manhã desta sexta-feira: o nível das águas está maior e deve continuar subindo ao longo do dia. E, ainda com o reforço do vento Sul, que represa o volume, moradores do bairro Guarujá, em Porto Alegre, da região das ilhas e Eldorado do Sul devem levar ainda mais tempo para ter a rotina normalizada.
Menina de um ano morre em pátio alagado em São Jerônimo
Nesta manhã, a marca do Guaíba era de 2m61cm - 33cm menor do que o pico da atual cheia e 51cm acima da cota de alerta. O principal motivo para o aumento no nível é o Rio Taquari, que atingiu a marca de 17m72cm nesta madrugada. É que ele desemboca no Jacuí, na região de General Câmara, e chega até o Guaíba. Em Triunfo, o Taquari subiu um metro nas últimas 24 horas. Outro contribuinte para as cheias no Guaíba é o Rio Caí - que desabrigou 18 famílias, de quinta para sexta, em São Sebastião do Caí.
Saiba como ajudar as pessoas afetadas pelas chuvas no RS
Leia as últimas notícias sobre chuva
Além disso, apesar de não ter previsão de chuva intensa nos próximos dias, o vento Sul deve continuar soprando até domingo, o que deve manter o nível do Guaíba "extremamente elevado", de acordo com o Ceic. A cheia na região já completa nesta sexta o seu 14º dia.
* Zero Hora