A Câmara de Vereadores de Porto Alegre aprovou um projeto que obriga as empresas a recolher fios não utilizados que estão pendurados em postes. As empresas de telefonia fixa, energia elétrica, teve a cabo e banda larga terão dois anos para cumprir a norma.
Segundo o autor da lei, vereador Airto Ferronato, a intenção é diminuir a poluição visual que esses fios estariam causando nas ruas da Capital. Ainda não foi estipulado um valor de multa caso a lei não seja cumprida. Ainda é necessária a sanção do projeto por parte do Prefeito.
A reportagem entrou em contato com as empresas para que elas se posicionassem sobre o assunto. A OI não quis comentar. A NET enviou um posicionamento afirmando cumprir rígidos padrões de segurança e que fará as adequações que a lei exigir. Segue a nota:
A NET informa que obedece a rígidos padrões de segurança na operação de sua rede e possui uma rotina de manutenção e adequação do cabeamento nas ruas das cidades. Além disso, a empresa segue os padrões técnicos da concessionária de energia elétrica, responsável pelo aluguel dos postes. Com relação ao Projeto de Lei 221/14, a NET esclarece que fará todas as adequações, se necessário.
As outras empresas não se manifestaram.