Após quase duas horas de interrupção na circulação de trens entre as estações Mercado e Novo Hamburgo, devido a um descarrilamento, a Tresurb informou, pouco antes das 20h, que o trajeto voltou a operar. No entanto, os usuários sofrem com a lentidão do sistema.
Segundo a empresa, entre a estação Mercado e a Farrapos, a circulação ocorre apenas em uma via, pois o trem permanece no trilho. Por isso, os trens estão com velocidade reduzida e transitam com intervalos maiores. Não há previsão de remoção, mas a expectativa é que ocorra ainda durante a noite.
O acidente ocorreu próximo à estação São Pedro por volta das 18h. A Trensurb informou, em nota, o descarrilamento ocorreu em "um dos truques de um trem que circulava sem passageiros" e que o "problema fez também com que um bloco de concreto atingido pelo carro com truque descarrilado fosse arremessado na outra via, impossibilitando a circulação em ambos os lados".
Segundo um usuário do serviço, após o acidente, os passageiros foram orientados a desembarcar dos trens pois a Trensurb disponibilizaria ônibus até as demais estações. Muitas pessoas acabaram se deslocando a pé.
* Zero Hora