Quase um ano e meio após a implantação de uma faixa exclusiva para ônibus na zona sul de Porto Alegre, um fenômeno particular pôde ser verificado no trecho: vale a pena optar pelo ônibus em detrimento do carro nos horários de pico, mas o tempo de viagem a bordo do transporte coletivo aumentou em relação ao verificado logo após o corredor ter entrado em operação, em novembro de 2013.
Na última sexta-feira, ZH percorreu a faixa localizada à direita das avenidas Cavalhada, Nonoai e Teresópolis de carro e de ônibus em dois horários. Pela manhã, o deslocamento de transporte público ocorreu mais rapidamente do que antes da restrição de tráfego - levantamento da Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) mostra que, antes da faixa, o tempo médio despendido pelos ônibus no trecho girava entre 18 e 20 minutos.
No teste feito no início da noite, entretanto, o tempo foi igual ao registrado sem a faixa (veja abaixo). Já a medição da EPTC 10 dias depois de o corredor ter entrado em operação - o único levantamento existente, feito em novembro de 2013 -, indicava um tempo médio de 13 minutos nas viagens dos coletivos.
- Se, mesmo em meio aos embarques e desembarques, o ônibus leva menos tempo para percorrer o trajeto que os carros, temos aí um ganho expressivo - avalia o diretor-presidente da EPTC, Vanderlei Cappellari.
Segundo ele, a iniciativa será ampliada no eixo de avenidas que vão até a Restinga.
Inspirado no modelo vigente em cidades como São Paulo, o espaço exclusivo opera somente nos horários de pico (das 6h às 9h e das 16h às 20h), quando a circulação dos demais veículos na faixa da direita fica proibida e sujeita a multa em caso de descumprimento.
Um dos motivos para a eficácia relativa do corredor é justamente o desrespeito de motoristas de automóveis, lotações e táxis (que podem usar a pista da direita apenas para embarque ou desembarque de passageiros) à restrição de circulação. Para coibir a imprudência de quem usa o corredor nos horários proibidos, a fiscalização tem sido intensa: de janeiro de 2014 a fevereiro de 2015, 2,6 mil multas foram aplicadas por agentes de trânsito a motoristas infratores.
No mapa, confira o trecho percorrido por ZH na faixa exclusiva:
Como foi o teste
A reportagem de ZH percorreu simultaneamente de ônibus e de carro o trecho das avenidas Cavalhada, Nonoai e Teresópolis nos horários de pico. Na última sexta-feira, o tempo foi quase o mesmo pela manhã. No início da noite, a viagem de carro foi quase dois minutos mais demorada. Confira:
7h36min
Sentido bairro-Centro
Saída: Avenida Cavalhada, junto à Avenida Eduardo Prado
Chegada: Avenida Teresópolis, nas proximidades da Rua Costa Lima
Tempo de viagem de ônibus (linha 272-Morada da Hípica): 15min44seg
Tempo de viagem de carro: 15min48seg
19h
Sentido Centro-bairro
Saída: Avenida Teresópolis, nas proximidades da Rua Costa Lima
Chegada: Avenida Cavalhada, junto à Eduardo Prado
Tempo de viagem de ônibus (linha 272-Morada da Hípica): 18min6seg
Tempo de viagem de carro: 19min58seg
* Colaboraram André Schröder, Bruna Scirea e Lara Ely