O Procon de Porto Alegre multou a operadora OI em R$ 621,133.20. A empresa foi notificada na tarde desta quinta-feira. A punição ocorreu devido ao excesso de reclamações contra a OI registradas no Procon municipal. Segundo o diretor executivo do Procon, Cauê Vieira só nos dois primeiros meses do ano as queixas contra a operadora superaram 30% dos atendimentos feitos pelo órgão na Capital. As informações são do blog Acerto de Contas.
Procon notifica operadoras sobre interrupção do sinal da internet móvel
A OI chegou a ir até o Procon e se comprometido, várias vezes, a solucionar os problemas, no entendo, vieira informa que isso não provocou redução no volume de reclamações contra a empresa.
- Hoje ainda temos um numero elevado de reclamações, representam cerca de 28% do total de atendimentos feitos pelo Procon de Porto Alegre - destaca do diretor.
O argumento para aplicação da multa é o dano coletivo gerado pela OI para os consumidores de Porto alegre. Outro motivo para a punição é a falta de suporte técnico para a reparação de linhas telefônicas na Capital.
- O objetivo da multa é reparar o dano causado a sociedade em geral pela não prestação de serviço por parte da operadora e a dificuldade enfrentada pelos consumidores na tentativa de resolver os problemas - explicou.
Além da multa o Procon de Porto Alegre, determinou a veiculação obrigatória da chamada contra propaganda. O objetivo é que a OI esclareça os clientes das obrigações assumidas pela empresa para reduzir o número de demandas no órgão de defesa do consumidor. A OI terá que veicular essa contra propaganda em dois jornais de grande circulação por três dias seguidos. Isso deverá ser feito em anúncio de meia página que deve ter os compromisso que a OI assumiu junto com o Procon, são eles: melhoria no atendimento das lojas, redução no tempo de reparo técnico, canal de relacionamento especializado para o Procon Porto Alegre na rua dos Andradas 1432.
Em outra oportunidade o Procon chegou a reclamar que nem os próprios funcionários do órgão conseguiam encaminhar as queixas dos consumidores junto a operadora. A advertência da Oi ocorreu no inicio de fevereiro para que melhorasse a qualidade dos serviços em Porto alegre e, com isso, reduzisse as queixas. No inicio de março, no entanto, foi instaurado um processo administrativo para apurar falhas na prestação de serviços da operadora devido ao aumento do número de reclamações.