Técnico de carreira da Secretaria de Saúde de Porto Alegre, Fernando Ritter foi anunciado nesta segunda-feira pelo prefeito José Fortunati como novo secretário. Além de Ritter, foram anunciados também a secretária substituta e o gestor do Fundo Municipal de Saúde.
Atualmente no cargo de coordenador da Saúde Básica, o técnico foi indicado pelo PTB municipal para assumir a pasta. Ritter comandará a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) no lugar de Carlos Casartelli, exonerado após críticas à equipe financeira da Prefeitura.
O ex-secretário estava no cargo desde abril de 2010 e teve a demissão confirmada no dia 17 de fevereiro. O médico reclamou, no Twitter, de uma série de problemas financeiros que estariam afetando a pasta, em críticas direcionadas ao secretário da Fazenda, Jorge Tonetto.
Ritter foi vice-presidente do Instituto Municipal de Saúde da Família (Imesf), que ajudou a implantar. Na SMS, fez parte da fez da equipe do ex-secretário Carlos Henrique Casartelli.
- Fernando é alguém que conhece muito bem a secretaria, é um dos profissionais mais atuantes da secretaria na relação com o governo e com a sociedade - afirmou Fortunati.
O novo secretário teve o nome aceito pelo prefeito por defender publicamente o fortalecimento do Sistema Único de Saúde (SUS), o Programa Mais Médicos e ter bom diálogo com prestadores de serviço e governos estadual e federal.
- Tenho toda a tranquilidade de que haverá continuidade do trabalho, e Fernando vem de forma propositiva, colaborando com o governo e com a cidade - completou o prefeito.
Leia todas as notícias sobre política
Confira as últimas notícias de Zero Hora
Também foram nomeados Fátima Ali como secretária substituta e Alcindo Pavan como gestor do Fundo Municipal de Saúde. A nova equipe tomará posse na próxima segunda-feira, em uma cerimônia marcada para as 15h, na sede da SMS.
Fátima é servidora da secretaria há 15 anos e atualmente coordena o setor de Urgências e Emergências. Já Pavan é funcionário de carreira da Secretaria Estadual da Fazenda e atualmente trabalha na prestação de contas da Secretaria da Saúde do Estado. De 2011 a 2013, atuou como diretor executivo do Fundo Estadual de Saúde. Como secretário-adjunto, permanece Jorge Cuty, que atualmente é interino da pasta.
Conheça a formação acadêmica da nova equipe
Secretário: Fernando Ritter
Graduado em Odontologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), em 2002, é mestre em Epidemiologia com ênfase na Atenção Primária em Saúde, pela mesma instituição. Fez aperfeiçoamento especializado pela Residência Integrada em Saúde Coletiva: Atenção Básica do Centro de Saúde Escola Murialdo, em 2004. Também é especialista em Saúde Pública (sanitarista), pela Escola de Saúde Pública do Rio Grande do Sul, em parceria com a Fiocruz. Pelo Conselho Federal de Odontologia, se especializou em Saúde Coletiva. Foi conselheiro tanto no Conselho Municipal de Saúde de Porto Alegre como no Conselho Estadual de Saúde do Rio Grande do Sul. Atuou como tutor e professor em diversas instituições de ensino da área da Saúde, entre elas a Escola de Saúde Pública do Estado e a Fundação Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre. É doutorando em Saúde Bucal Coletiva pela UFRGS.
Secretária substituta: Fátima Ali
É graduada em Enfermagem pela Unisinos, em 1985. Servidora de carreira desde 2000, já trabalhou no Instituto de Cardiologia, Hospital de Clínicas de Porto Alegre e no Hospital São Lucas (PUC-RS). É especialista em Saúde Pública pela UFRGS. Também possui especialização em Gestão de Emergências em Saúde Pública, pelo Instituto de Ensino e Pesquisa do Hospital Sírio-Libanês (São Paulo), e em Gestão Clínica e Saúde Baseada em Evidências, pela mesma instituição.
Gestor do Fundo Municipal de Saúde: Alcindo Pavan
Formado em Ciências Contábeis (1986) e Ciências Atuariais (1989) pela Faculdade Porto-Alegrense (Fapa), iniciou a carreira no Banco Sulbrasileiro (Meridional), onde trabalhou durante 20 anos. Tem pós-graduação em Finanças Empresariais pela Fundação Getúlio Vargas, em Metodologia do Ensino pela Ufrgs e em Gestão Fazendária pela PUCRS. Também já atuou como chefe de gabinete da presidência da Fundação Estadual de Pesquisa Agropecuária (Fepagro).
*Com informações da Rádio Gaúcha