Centenas de manifestantes protestam, no final da tarde desta quinta-feira, contra o aumento da passagem de ônibus em Porto Alegre. A concentração do protesto, organizado pelo Bloco de Luta pelo Transporte Público, começou às 18h em frente à prefeitura.
Depois, eles seguiram em caminhada pelas ruas do Centro, acompanhados durante todo o trajeto pela tropa de choque da Brigada Militar, até chegar ao Largo Zumbi dos Palmares. Por volta das 20h, a BM estimou que 500 pessoas participavam do ato.
Pelo menos uma ocorrência foi registrada pelo Centro Integrado de Comando da Cidade de Porto Alegre (CEIC) da Prefeitura de Porto Alegre. Logo que a passeata iniciou, câmeras de segurança flagraram vandalismo contra a sede da prefeitura, onde foram jogados jatos de tinta preta contra a parede e postes (veja abaixo).
Foto: Carlos Macedo
O prefeito José Fortunati tuitou, logo depois, lamentando o dano ao patrimônio e dizendo que "gravamos o desordeiro e vamos para a Polícia".
Ao final da passeata, os manifestantes se reuniram e marcaram uma nova assembleia para a próxima quinta-feira, às 18h, para decidir os rumos do movimento.
Nesta quinta-feira, o reajuste da passagem dos ônibus porto-alegrenses chegou à sua penúltima fase. O Conselho Municipal de Transportes Urbanos (Comtu) recebeu a planilha com o cálculo do valor da tarifa técnica feito pela EPTC, de R$ 3,2691, e agora terá uma semana para analisá-la.
O presidente do Comtu, Jaires Maciel, com muitos anos de experiência no trâmite dos reajustes da tarifa de ônibus, aposta que o valor será arredondado para baixo, em R$ 3,25.
Veja galeria de imagens do protesto:
Em tuítes, veja como foi o protesto: