Em entrevista concedida ao Diário Gaúcho, por telefone, o juiz da Vara de Execuções Criminais Sidinei Brzuska falou sobre o vazamento do vídeo em que presos de uma galeria do Presídio Central aparecem em clima de festa, enfileirados, cheirando cocaína. Conforme o magistrado, o que se vê nas imagens é rotina no interior dos velhos pavilhões da penitenciária.
VÍDEO: Presos promovem farra da cocaína no Presídio Central
Nos quatro anos anteriores a 2014, segundo o juiz, a apreensão de drogas dentro do Central chegou a 60 kg, dos quais apenas 20% foram apreendidos nas revistas. O restante entra por caminhos nebulosos e alimenta farras como a mostrada nas imagens às quais do DG teve acesso.
O surpreendente, segundo Sidinei, é o vazamento das cenas, que, além de expor a total falta de controle do Estado dentro das galerias, pode ter diversas implicações, tanto no âmbito das organizações criminosas quanto no político.
Farra do pó no presídio
"Não existe controle no Central", afirma juiz sobre tráfico de drogas no interior de penitenciária
Juiz da Vara de Execuções Criminais Sidinei Brzuska diz que é a primeira vez que assiste a um vídeo com teor feito dentro do Presídio Central
Cristiane Bazilio
Enviar email