A demolição do pavilhão C do Presídio Central começará na tarde desta segunda-feira (13), segundo a Superintendência dos Serviços Penitenciários do Estado (Susepe). Cerca de 360 presos foram transferidos provisoriamente do local para a Penitenciária Modulada de Montenegro.
Essa é a primeira etapa para a desativação da penitenciária, prevista para acontecer em 2015. A empresa contratada tem prazo de dois meses para concluir o trabalho, e, ainda neste ano, a Susepe pretende iniciar a destruição do pavilhão D.
Titular da Vara de Execuções Criminais da Capital, o juiz Sidinei Brzuska critica a medida: “(...) a opção política pela destruição do pavilhão reduzirá em 10% a capacidade da unidade. A partir do mês de outubro, 10% das entradas do Presídio Central serão desviadas para outra prisão, sob pena de agravar a superlotação das demais galerias”, afirmou.
Confira, abaixo, o cronograma da Susepe para criação de vagas no sistema prisional:
Outubro: finalização de um modulo na Penitenciária Modulada de Charqueadas, com 250 vagas; conclusão da Penitenciária de Venâncio Aires, com 529 vagas (300 para o Central); e da Penitenciária Canoas I, com 393 vagas.
Novembro: conclusão das obras da Penitenciária de Guaíba, com 672 vagas.
Dezembro: finalização do Complexo Prisional de Canoas, com 2.415 vagas.