A Polícia Federal deflagrou uma operação na manhã desta sexta-feira (8) em Porto Alegre para desarticular uma quadrilha responsável por roubos e ataques a caxias eletrônicos de agências bancárias com uso de maçaricos e explosivos, principalmente na zona sul da Capital. A PF cumpriu os nove mandados de prisão preventiva, sendo que um deles era de um homem que já estava detido no Central, e 19 de busca e apreensão. Outras duas pessoas foram detidas.
A ação policial, coordenada pelo delegado Cleberson Alminhana, começou às 6h30 desta sexta-feira (8), quando os policiais se dividiram em duas frentes na zona sul e na zona norte da Capital. Trinta armas foram apreendidas.
De acordo com a polícia, as investigações tiveram início em 30 de novembro de 2013, quando um grupo armado invadiu um clube no Bairro Ipanema e arrombou um terminal da Caixa Econômica Federal com a utilização de maçarico. Em janeiro deste ano, a sequência de ataques com uso de explosivos na Avenida Campos Velho também passou a ser investigada pela PF. Outras tentativas de ataques foram feitas na Avenida Cavalhada e na Avenida Protásio Alves.
Após informações da Brigada Militar de que os ataques seriam feitos pelo mesmo grupo, a Polícia Federal identificou os suspeitos. Na investigação, a polícia confirmou que as rodas de um veículo roubado em um dos ataques era utilizado no automóvel da mulher de um dos líderes da quadrilha.
O grupo também é investigado por outros crimes praticados no período, entre eles dois homicídios e uma tentativa de homicídio, roubo a joalheria, tentativas de assalto a bancos, roubo de veículos, tráfico de drogas, ameaça de testemunhas.
Confira imagens da ação: