O anúncio de que as obras do metrô de Porto Alegre começariam no ano que vem foi feito na semana passada. A data foi assegurada tanto pelo prefeito José Fortunati como pelo secretário da Casa Civil, Carlos Pestana. Nesta terça-feira (15), no entanto, a prefeitura esticou um pouco mais o prazo, e agora, garante que as obras vão começar mesmo em 2015. Segundo o secretário de Gestão, Urbano Schmitt, ainda há algumas etapas a serem vencidas antes do começo das obras.
"É preciso que as empresas manifestem interesse, depois vamos fazer audiência pública. Contado recursos judiciais de empresas são contempladas, penso que o "momento ótimo" para começarmos as obras seria início de 2015, se tudo se encaixar no prazo", afirma, Schmitt.
Se começar em 2015, o metrô de Porto Alegre ficará pronto em 2020. Serão dez estações em pouco mais de 11 km ligando o Centro da cidade ao Terminal Triângulo, na Zona Norte. A cada dois minutos e meio uma nova estação para atender 325 mil passageiros por dia. O trajeto de um extremo ao outro levará 23 minutos. Fora do horário de pico pouca diferença em relação a ônibus ou carros. O tempo, no entanto, não é o mais importante para o garçom Lúcio Paulo Costa da Silva, que faz o caminho todos os dias.
"Atualmente eu levo meia hora da zona norte ao Centro, mas nesse horário, duas da tarde. A vantagem do metrô é que sempre vai ser o mesmo tempo, sem falar na segurança", avalia.
Os governos estadual e municipal assinaram nesta terça o início o processo de recebimento de propostas de manifestação de interesse para o metrô da capital. A obra custará R$ 4,8 bilhões e terá recursos divididos entre os governos federal, estadual e municipal, além da iniciativa privada. O primeiro trecho nem ficou pronto e a prefeitura já fala a segunda linha ligando Centro, Azenha, PUC e Antônio de Carvalho.
Assista o vídeo