
A pesquisa Pulso Brasil do Instituto de Pesquisas Sociais, Políticas e Econômicas (Ipespe), divulgada nesta quinta-feira (27), mostra que 54% dos brasileiros desaprovam o governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Enquanto isso, 41% aprovam o terceiro mandato do petista. Já 5% não sabiam ou não responderam.
O presidente se sai melhor entre os que têm 16 a 24 anos (54% de aprovação), os que concluíram apenas o Ensino Fundamental (47%) e os que possuem renda familiar de até dois salários mínimos (48%).
Lula leva a pior entre os que têm 45 a 59 anos (58% de desaprovação), os que concluíram o Ensino Médio (58%) e possuem renda familiar superior a cinco salários mínimos (60%).
A única região com aprovação superior à desaprovação é o Nordeste, onde o PT não perde uma eleição desde 2002, com 50% de aprovação e 45% de reprovação. Já a que o presidente vai pior é a região Sul, com 33% de validação e 62% de rejeição.
O levantamento também aponta que 58% da população acredita que a economia brasileira está no caminho errado. Já 35% têm a percepção de que o rumo está na direção correta. E 6% não sabiam ou não respondeu.
"Ranking de presidenciabilidade"
A pesquisa também possui um "ranking de presidenciabilidade", em que a pergunta "seria ou não um bom presidente?" foi feita. Nesta rodada, Lula recebeu 57% de avaliação negativa e 40% de positiva.
Já o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), obteve 47% de rejeição e 35% de aprovação — ele é visto como o nome com maior potencial dentro do bolsonarismo para bater o petista em 2026.
Enquanto isso, o ministro da Fazenda, Fernando Haddad (PT), aparece com 59% de avaliação negativa ao seu nome e 33% de avaliação positiva.
A pesquisa
Foram ouvidas 2,5 mil pessoas de 16 anos ou mais entre os dias 20 e 25 de março deste ano para o levantamento ser feito.
O método utilizado foi telefônico e on-line, em todas as regiões do País. A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos. O índice de confiabilidade é de 95%.