Uma plataforma lançada nesta quinta-feira (7) pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE) permite acompanhar o andamento de obras realizadas em todos os municípios do Rio Grande do Sul.
A ferramenta permite que a população verifique detalhes de cada intervenção, como o status do andamento, o custo, eventuais aditivos e até mesmo fotos do espaço.
Batizado de Licitacon Obras Cidadão, o painel reúne obras iniciadas desde o começo do ano pelas prefeituras. A partir de 2025, também incluirá as do governo estadual.
Na primeira tela, o painel mostra um mapa do Rio Grande do Sul no qual é possível verificar a quantidade de intervenções em andamento em cada município. Em outra aba, é possível ter uma visão geral sobre a situação das obras — atualmente, por exemplo, apenas 10% daquelas que foram registradas estão concluídas.
Qualquer cidadão pode pesquisar pelo nome de seu município e verificar quais serviços estão em andamento.
Em uma das telas, é possível puxar a lista com todas as obras paralisadas e verificar a razão da interrupção nos trabalhos em cada uma delas.
Nem todas as intervenções são monitoradas pela plataforma. Os municípios não são obrigados a inserir as informações caso o custo da obra seja de até três vezes o valor limite da dispensa de licitação.
A ferramenta foi apresentada pelo TCE na terça, junto do painel que reúne dados sobre recursos aplicados na reconstrução do Estado após as enchentes.