O presidente Luiz Inácio Lula da Silva está voltando para o Brasil. A aeronave reserva da Presidência da República decolou da Cidade do México na noite da terça-feira (1º) rumo a Brasília, após o avião presidencial ter apresentado problemas técnicos e sobrevoado o espaço aéreo mexicano por cerca de cinco horas. De acordo com a Secretaria de Comunicação Social (Secom), o petista deve chegar na manhã desta quarta-feira (2).
Problemas com a aeronave
Lula decolou do México rumo ao Brasil no final da tarde de terça-feira. No entanto, logo depois da decolagem, foi identificado um problema no avião. Uma das hipóteses cogitadas, segundo integrantes do governo, é de que um pássaro tenha colidido com motor e causado o problema. A suspeita, porém, ainda não foi confirmada.
Diante do diagnóstico, o avião presidencial passou cerca de cinco horas voando em círculos sobre espaço aéreo mexicano, como forma de gastar combustível para fazer um pouso em segurança. A comitiva presidencial pousou às 22h16min (pelo horário de Brasília) na Cidade do México para fazer a troca da aeronave.
Além de Lula, estavam a bordo 16 pessoas entre tripulantes e autoridades, como o diretor de Política Monetária do Banco Central, Gabriel Galípolo, indicado pelo chefe do Executivo para presidir a autoridade monetária, o diretor-geral da Polícia Federal, Andrei Rodrigues, a ministra das Mulheres, Cida Gonçalves, o ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, e a primeira-dama, Janja da Silva.