O novo presidente do Tribunal de Justiça do Estado do Rio Grande do Sul (TJRS), desembargador Alberto Delgado Neto, destacou nesta segunda-feira (5), em entrevista ao programa Gaúcha Atualidade, o principal desafio da sua gestão: a "cultura virtual".
Delgado Neto ressaltou a importância de acompanhar o avanço da tecnologia, especialmente no contexto da inteligência artificial, e falou sobre investimentos previstos nessa área para otimizar os processos judiciais e melhorar a eficiência do Judiciário gaúcho (veja, no vídeo acima, a entrevista na íntegra).
Durante o programa, o desembargador também realçou a colaboração do Judiciário na busca por reequilíbrio nas contas do Estado e explicou "as receitas próprias". Além disso, abordou questões relacionadas ao pagamento do adicional do tempo de serviço e reforçou o compromisso em reduzir os custos dos tribunais no Brasil, que estão acima da média global e consomem 1,6% do Produto Interno Bruto (PIB).
O desembargador Alberto Delgado Neto tomou posse na presidência do TJ-RS em cerimônia solene realizada na quinta-feira (1º). O magistrado, que era vice-presidente da Corte, ficará no cargo até o início de 2026.