O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) passou por uma cirurgia na região do quadril nesta sexta-feira (29), em razão de uma artrose que aflige o presidente há vários anos. A cirurgia transcorreu bem e o presidente irá se recuperar em um quarto de unidade de internação, informou a equipe médica em entrevista coletiva às 17h.
O boletim foi divulgado pelo médico pessoal de Lula, Roberto Kalil Filho, e a médica da Presidência da República, Ana Helena Germóglio, acompanhados do cirurgião-chefe Giancarlo Polesello.
O procedimento ortopédico, chamado de artroplastia total de quadril, e feito no lado direito do presidente, foi realizado no hospital Sírio-Libanês, em Brasília, na tarde desta sexta. Paralelamente, os médicos também confirmaram que Lula fez uma cirurgia nas pálpebras, denominada de blefaroplastia, usada para tratar o excesso de pele perto dos olhos, que dão um aspecto de pálpebra caída. No total, foram quase três horas de procedimentos médicos.
Segundo a junta médica, o presidente já está conversando e será encaminhado para um quarto em uma unidade de internação convencional para descanso. Não será necessário ir para a Unidade de Terapia Intensiva.
— Quanto à recuperação, nós sempre tentamos tirar o paciente da cama o mais rápido possível, porque isso evita complicações. Amanhã (sábado) provavelmente nós já conseguimos isso — disse Kalil, adiantando que o presidente poderá estar no Palácio da Alvorada na "segunda ou terça-feira".
Conforme o médico pessoal do presidente, Lula já demonstrava interesse de realizar as cirurgias há tempos.