A Agência Brasileira de Investigação (Abin) investiga a participação de neonazistas e supremacistas brancos em movimentos golpistas durante as eleições de 2022. A informação está em relatórios aos quais o jornal O Globo teve acesso, produzidos pelo órgão entre 25 de novembro e 1º de dezembro do ano passado.
Os suspeitos teriam criado ao menos cinco comunidades no aplicativo Telegram com 2,8 mil membros. O objetivo dos grupos seria, de acordo com a Abin, levantar suspeitas infundadas de fraudes nas urnas, divulgar bloqueios em rodovias federais e disseminar panfletos sobre a "luta contra comunistas".
Há gaúchos entre os investigados e, por isso, as informações do relatório foram encaminhadas para a Polícia Federal e Polícia Civil do Estado. Procurada por GZH, a Abin informou que não pode detalhar quantos gaúchos estão envolvidos, tampouco de que atos eles teriam participado.
A Abin tem atuado em parceria com a Delegacia de Combate à Intolerância da Polícia Civil do RS. Duas operações envolvendo os dois órgãos já foram realizadas em 2023.
No entanto, a delegada Tatiana Bastos, que chefia a DP de Combate à Intolerância gaúcha, diz que não há provas, ainda, da relação entre os alvos destas ações e os movimentos antidemocráticos investigados pela agência federal.
Ações em parceria
Em uma das ações da polícia gaúcha com apoio da Abin, três suspeitos de recrutar pessoas nas redes sociais para atos neonazistas foram presos em Porto Alegre, Canoas e Novo Hamburgo.
— A investigação continua e não descartamos nenhuma hipótese, mas, no momento, não há elementos suficientes que comprovem alguma ligação (destes investigados com movimentos golpistas). O que posso dizer, até agora, é que eles foram indiciados por apologia ao nazismo e porte ilegal de arma de fogo — relata a delegada Tatiana.
A chefe da DP de Combate à Intolerância também investiga um integrante de grupo neonazista de Pelotas por ameaças a um professor e à filha de um deputado. Também neste caso há parceria com a Abin e as apurações seguem em andamento, portanto, não são divulgados detalhes.