No Dia dos Namorados, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva marcou entrevista coletiva para o começo da tarde, após reunião com a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen. Ele aproveitou a data para fazer uma brincadeira e pediu desculpas aos jornalistas pelo horário agendado, por impedir que eles almoçassem com seus companheiros.
— Hoje queria começar esse momento com a imprensa a pedir desculpas a vocês, que hoje é Dia dos Namorados. Possivelmente muitos de vocês marcaram almoço com o namorado ou com a namorada, e eu consegui impedir isso, porque eu também não almocei. Nem a presidenta (da Comissão Europeia) também almoçou. Então, desculpem — disse.
Lula fez menção a uma afirmação que havia feito durante entrevista ao podcast Flow, no qual brincou que em seu governo "todo mundo vai namorar". Na ocasião, ele disse ainda que "um homem sem amor não é nada".
— Eu fiquei de criar o Ministério dos Namorados, não criei. E nem criei condições de namorar no almoço. Fica para a próxima vez, ou à noite, o dia não acabou — continuou, sugerindo que os jornalistas jantassem com seus namorados.
A fala de Lula ao podcast repercutiu nas redes sociais à época. No Carnaval, inclusive, uma usuária do Twitter disse dar nota zero ao começo do governo Lula, porque o número de namorados dela no período também tinha ficado zerado. No postagem, a conta do presidente respondeu: "Esse programa só depois do carnaval."