O presidente Luiz Inácio Lula da Silva desembarcou nesta terça-feira (20) em Roma, na Itália. O primeiro compromisso de Lula na capital italiana será com o sociólogo Domenico de Masi.
Nesta quarta-feira (21), o presidente tem uma reunião com o papa Francisco, no Vaticano. Eles devem debater temas como guerra na Ucrânia, mudanças climáticas e combate à fome. Lula deve também convidar o Papa a participar do Círio de Nazaré, em Belém (PA), uma das maiores manifestações católicas do mundo.
Também nesta quarta, Lula terá encontros bilaterais com o presidente da Itália, Sergio Mattarella, e com o prefeito de Roma, Roberto Gualtieri.
Segundo o Palácio do Itamaraty, o encontro com Gualtieri ocorrerá no gabinete da prefeitura e terá um caráter pessoal, uma vez que ele foi uma das personalidades internacionais que visitaram Lula durante o período em que o presidente esteve preso em Curitiba, entre 2018 e 2019, no âmbito da Operação Lava Jato. Na época da visita, em julho de 2018, Gualtieri exercia mandato de eurodeputado pelo Partido Democrático Italiano.
Após os compromissos na Itália, e no Vaticano, o presidente da República segue para a França aonde participará das seis mesas-redondas previstas na programação da Cúpula sobre o Novo Pacto Global de Financiamento, que começa na quinta-feira (22). Questões sobre novos instrumentos de financiamento, reforma dos bancos multilaterais de desenvolvimento, participação de inciativa privada serão debatidas.