Será decidido neste domingo (28), às 9h, o futuro do vereador Eliel Antônio Alves da Silva (PRTB) na Câmara de Vereadores de Nova Santa Rita, na Região Metropolitana. Conforme a presidência da Casa, a sessão extraordinária que decidirá ou não pela cassação do parlamentar que agrediu um cinegrafista no início do ano ocorrerá nesta data por questões legais.
O presidente da Câmara, Rodrigo de Oliveira Aveiro (PT), afirma que recebeu o relatório final da Comissão Processante na tarde da última quinta-feira (25) e, conforme determina o regimento, teria um prazo que se encerra no domingo para convocar os parlamentares para a votação. Caso não fosse feita a convocação, o caso poderia ser arquivado.
—Foi uma decisão estratégica da comissão, para ver se deixariámos passar o prazo e o caso fosse arquivado. Mas, não seremos negligentes. Somos os vereadores todos os dias no ano e faremos esta sessão — reforçou Aveiro.
Ainda de acordo com o presidente da Câmara, o relatório decidiu pelo arquivamento do pedido de cassação. Integraram a Comissão Processante os vereadores Jocelino Rodrigues (Republicanos), Odegar Mendes (PRTB) e Ieda Bilhalva (MDB). A decisão de quais parlamentares iriam participar do colegiado foi feita por sorteio.
O vereador Eliel Antônio Alves da Silva foi flagrado, em vídeo, agredindo um profissional da RDC TV, em janeiro deste ano, em Porto Alegre, nas proximidades de um acampamento bolsonarista. Veja o vídeo divulgado pela RDC na época:
GZH questionou o vereador sobre a marcação da sessão que decidirá pelo pedido de cassação, mas, até o momento, não obteve retorno. Na época dos fatos, alegou ter sido provocado pelo cinegrafista e também argumentou que passava por problemas pessoais, dizendo-se arrependido.