Durante discurso realizado no lançamento do Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania (Pronasci II), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) falou sobre obesidade e fez referência ao ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino. Embora a fala tenha arrancado risos da plateia, nas redes sociais a repercussão foi outra.
— A obesidade causa tanto mal quanto a fome. É por isso que Flávio Dino está andando de bicicleta — falou.
No Twitter, internautas se dividiram entre os que classificaram a declaração do petista como brincadeira e aqueles que consideraram uma grosseria. Parlamentares como Kim Kataguiri (União Brasil-SP) e Nikolas Ferreira (PL-MG) usaram as redes sociais para falar sobre as declarações de Lula e a maneira como apoiadores do presidente lidaram com a situação.
A obesidade é uma doença crônica, definida pela Organização Mundial de Saúde (OMS) como o acúmulo anormal ou excessivo de gordura no corpo.
Também durante a cerimônia realizada na tarde de quarta-feira (15), em Brasília, Lula afirmou que a obesidade deve ser tratada pelo Estado como uma questão de saúde pública.
— Vai precisar que o Estado cuide com muito carinho desse mal — complementou.
Em 2020, o Ministério da Saúde apontou que 22% dos brasileiros estão acima do peso considerado saudável. Por outro lado, durante a pandemia, o percentual de pessoas que vivem em condição de insegurança alimentar saltou 58,7% .
A reportagem entrou em contato com a assessoria de Flávio Dino, mas, até a publicação da matéria, não obteve resposta.