Política

Agenda presidencial
Notícia

Lula quer começar viagens pelos Estados nos próximos dias, diz Rui Costa

Titular da Casa Civil falou após encontro do presidente da República com os 37 ministros

Estadão Conteúdo

Amanda Pupo, Eduardo Gayer e Eduardo Rodrigues

EVARISTO SA / AFP
Rui Costa (D) esteve ao lado de Lula durante a primeira reunião ministerial do novo governo federal

O ministro da Casa Civil, Rui Costa, afirmou nesta sexta-feira (6) que o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, quer nos próximos dias começar sua agenda pelos Estados.

— O presidente Lula encerrou a reunião falando do seu otimismo, da vontade e da determinação de nos próximos dias já fazer agenda nos Estados, com entregas e ações concretas de cada pasta — disse Costa à imprensa após o fim da primeira reunião ministerial do novo governo federal.

Costa classificou o encontro como "extraordinário". O ministro da Casa Civil informou ainda que praticamente todos os presentes na reunião fizeram falas durante o compromisso. 

— O presidente abriu a reunião falando de suas expectativas do povo brasileiro. Em seguida falou o vice-presidente e ministros que têm ações transversais, com orientações de fluxos e diretrizes. Praticamente todos os ministros fizeram uso da palavra, além dos três líderes do governo — relatou.

Rui Costa afirmou que a partir da próxima terça-feira (10) irá começar a visita da pasta aos ministérios, agenda que tem prometido realizar. Segundo ele, nos encontros, a Casa Civil irá ouvir sugestões de prioridades de cada ministro e conversar sobre as ações que deverão ser tratadas como metas dos cem primeiros dias de governo.

Ainda segundo o novo ministro da Casa Civil, já no primeiro semestre deste ano, o Executivo irá priorizar a retomada do programa Minha Casa Minha Vida, com ações concretas de entrega também em outras áreas, como conclusão de escolas e creches que estão paralisadas.

— Vamos priorizar e dar sequência a atos concretos, com a retomada do Minha Casa Minha Vida, ações concretas da educação, com entrega no primeiro semestre de escolas e creches que estão paralisadas. Vamos hierarquizar pelo maior percentual de execução para o menor, para fazer entregas o mais rápido possível — acrescentou Costa.

Promovido a partir da manhã desta sexta-feira no Palácio do Planalto, o encontro reuniu Lula, os 37 ministros e os líderes do governo no Congresso, Randolfe Rodrigues (Rede-AP), na Câmara, José Guimarães (PT-CE), e no Senado, Jaques Wagner (PT-BA).

GZH faz parte do The Trust Project
Saiba Mais
RBS BRAND STUDIO

Perimetral

04:00 - 05:00