Na próxima terça-feira (31), os 55 parlamentares eleitos nas eleições de 2022 tomam posse como deputados e deputadas estaduais para a 56ª Legislatura (2023-2027). O evento está marcado para ocorrer ás 14h no Plenário 20 de Setembro, em Porto Alegre. No ato, também haverá a posse do novo presidente da Casa, deputado Vilmar Zanchin (MDB).
Dos 55 deputados, a Assembleia contará com 24 novos nomes compondo o quadro do parlamento. As demais 31 vagas serão ocupadas por deputados reeleitos. A alteração no quadro representa uma renovação de 43,63% no nomes dos deputados.
A maior bancada será do Partido dos Trabalhadores (PT), com 11 parlamentares. O Progressistas (PP), será a segunda maior, com sete deputados. O Movimento Democrático Brasileiro (MDB) terá seis. Republicanos, PSDB e PL terão cada um cinco membros. O PDT contará com 4 cadeiras no parlamento. Já o União Brasil contará com três deputados. O PSOL e o Podemos contarão cada um com dois membros. Já Novo, PSD, PTB e PSB terão apenas um parlamentar.
(Confira abaixo a lista dos deputados que tomarão posse).
Nova Mesa Diretora
Na ocasião, também haverá a eleição e a transmissão de cargos da nova Mesa Diretora. A presidência da Casa ficará sob o comando do deputado Vilmar Zanchin (MDB). Ex-prefeito de Marau e deputado estadual em terceiro mandato, Zanchin assume o Legislativo depois da gestão do deputado Valdeci Oliveira (PT).
Os próximos presidentes, de acordo com o rodízio entre as quatro maiores bancadas, serão Adolfo Brito (PP), em 2024, Pepe Vargas (PT), em 2025, e Sergio Peres (Republicanos), em 2026.
Confira a lista de deputados que serão empossados em 31 de janeiro
PT - Adão Pretto, Jeferson Fernandes, Laura Sito, Leonel Radde, Luiz Fernando Mainardi, Miguel Rossetto, Pepe Vargas, Sofia Cavedon, Stela Farias, Valdeci Oliveira e Zé Nunes.
PP - Adolfo Brito, Ernani Polo, Frederico Antunes, Guilherme Pasin, Joel de Igrejinha, Marcus Vinícius e Silvana Covatti.
MDB - Beto Fantinel, Edivilson Brum, Juvir Costella, Luciano Silveira, Patrícia Alba e Vilmar Zanchin.
Republicanos - Capitão Martim, Delegado Zucco, Eliana Bayer, Gustavo Victorino e Sérgio Peres.
PSDB - Delegada Nadine; Kaká D Ávila; Neri, o Carteiro; Pedro Pereira e Professor Bonatto
PL - Adriana Lara, Claudio Tatsch, Kelly Moraes, Paparico Bacchi e Rodrigo Lorenzoni
PDT - Eduardo Loureiro, Gerson Burmann, Gilmar Sossella e Luiz Marenco
União Brasil - Aloísio Classmann, Dirceu Franciscon e Dr. Thiago Duarte.
PSOL - Luciana Genro e Matheus Gomes
Podemos - Professor Cláudio e Ronaldo Santini
PCdoB - Bruna Rodrigues
Novo - Felipe Camozzato
PSB - Elton Weber
PSD - Gaúcho da Geral
PTB - Elizandro Sabino