Alinhado com o governador Eduardo Leite (PSDB), que elegeu a educação como prioridade do seu segundo mandato, o deputado Vilmar Zanchin (MDB) escolheu o mesmo assunto como foco de sua gestão na presidência da Assembleia. Zanchin assume o cargo no próximo dia 31 e quer estender o debate para todas as regiões do Rio Grande do Sul.
— Não teria sentido ficarmos competindo com o Executivo pelas pautas prioritárias. A educação é crucial para o desenvolvimento do Estado e o parlamento precisa se envolver nesse debate — justifica o deputado.
Além de promover um seminário para debater em profundidade as mazelas da educação no Estado e apresentar sugestões ao Executivo, Zanchin quer aproveitar a capilaridade da Assembleia para interiorizar a discussão:
— Temos que envolver todos os deputados nesse tema. Precisamos discutir profissionalização, inovação, estrutura física das escolas, remuneração de professores e estrutura curricular. Em temas que não sejam de competência privativa do Executivo, poderemos propor projetos, para que o Legislativo também tenha protagonismo.
O deputado adianta que, se na sua gestão houver sobra de recursos orçamentários, eles serão destinados à educação.
De Gravataí para Harvard
Aluna da Escola Sesi de Ensino Médio em Gravataí, Isadora Fernandes, 17 anos, foi convidada a participar de uma simulação de conferência da ONU na Universidade de Harvard, em Boston, nos Estados Unidos.
A Harvard Model United Nations é a maior e mais prestigiada conferência diplomática do mundo para estudantes de Ensino Médico. Reúne os jovens líderes mais promissores do planeta para a discussão de problemas globais.
A metodologia adotada nas escolas do Sesi é baseada na solução de problemas. Os alunos saem do Ensino Médio fluentes em inglês e aptos a participar de diferentes competições internacionais.
— É a educação que inspira, valoriza e transforma — comemora o superintendente do Sesi-RS, Juliano Colombo.