O ex-ministro da Defesa e candidato à vice-presidente na chapa de Jair Bolsonaro, Walter Braga Netto, afirmou na quinta-feira (17) que o presidente está recuperado de uma "infecção" e deve voltar em breve a despachar do Palácio do Planalto, mas sem indicar uma data. Desde o resultado das eleições, em 30 de outubro, o chefe do Executivo fez poucas aparições públicas e reduziu drasticamente as publicações em redes sociais.
— Deve voltar logo. Ele já se recuperou da infecção, está tudo bem — disse ao ser questionado por jornalistas na saída do Palácio da Alvorada, onde parou o carro para cumprimentar apoiadores.
Na quarta-feira (16), o vice-presidente da República e senador eleito pelo Rio Grande do Sul, Hamilton Mourão, afirmou que Bolsonaro tem uma ferida na perna, causada por uma erisipela, e que não pode vestir calças, por isso não tem feito aparições públicas.
— Não pode vestir calça, como é que ele vai vir para cá de bermuda? — argumentou Mourão, que representou o presidente em uma cerimônia de recebimento de cartas credenciais de embaixadores estrangeiros.
Nos últimos dias, Bolsonaro teve agenda oficial enxuta e somente recebeu alguns ministros e aliados no Alvorada. Desde as eleições em que foi derrotado, o chefe do Executivo fez apenas um pronunciamento e publicou um vídeo nas redes sociais para pedir que manifestantes desbloqueassem as rodovias.
Em 3 de novembro, esteve rapidamente no Palácio do Planalto, quando se encontrou com o vice-presidente eleito, Geraldo Alckmin. As tradicionais lives semanais às quintas também não têm sido feitas.