O Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Sul (TRE-RS) está distribuindo nas zonas eleitorais do Estado um novo modelo de urna eletrônica que será usada na eleição deste ano. De acordo com o secretário da Tecnologia da Informação do TRE-RS, Daniel Wobeto, a conclusão das entregas deverá ocorrer até o fim de junho. No total, 11.665 urnas foram adquiridas pelo Tribunal Superior Eleitoral para o Estado, já da nova geração.
— A posição do teclado fica embaixo da tela. Hoje, é do lado direito. O terminal do mesário tem uma tela maior. A memória e a bateria são mais modernas — explica Wobeto, ao ressaltar que os novos equipamentos são tão seguros quando os que estão sendo substituídos.
Nesta semana, chegaram ao TRE-RS 2.485 urnas e 1.844 foram remetidas às zonas situadas, principalmente da Região Metropolitana, Caxias do Sul, Santa Maria e Pelotas. Os novos equipamentos fazem parte de um processo de substituição natural das urnas. No Estado, são 30 mil no total. O objetivo do TRE-RS é concluir a substituição de todas em até quatro anos.
O primeiro turno do pleito deste ano acontecerá no primeiro domingo de outubro, dia 2. Eventual segundo turno será realizado no dia 30 do mesmo mês. A votação começará às 8h e terminará às 17h, quando serão impressos os boletins de urna. Em 2022, a hora de início da votação será uniformizada pelo horário de Brasília em todos os estados e no Distrito Federal.