O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) tem 43% das intenções de voto contra 26% do presidente Jair Bolsonaro (PL), segundo pesquisa Datafolha divulgada nesta quinta-feira (24) pelo jornal Folha de S. Paulo. Brancos e nulos somam 8% e não souberam responder, 2%.
Na sequência, estão o ex-juiz Sergio Moro (Podemos), com 8%, e o ex-ministro Ciro Gomes (PDT), com 6%.
A pesquisa ouviu 2.556 eleitores em 181 cidades brasileiras entre terça (22) e quarta-feira (23). A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou menos. A pesquisa está registrada no TSE sob o número BR-08967/2022.
Nesta pesquisa, foram retirados nomes que estavam em edições anteriores, mas saíram da disputa, como o senador Rodrigo Pacheco (PSD-MG), o senador Alessandro Vieira (PSDB-SE) e o ex-ministro Aldo Rebelo (sem partido). Foram incluídos nas simulações Vera Lúcia (PSTU), André Janones (Avante) e Leonardo Péricles (UP).
Esses nomes, assim como os governadores de São Paulo, João Doria (PSDB), e do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite (PSDB), e a senadora Simone Tebet (MDB-MS), ficam abaixo de 3%.
Em simulação de intenções de voto para o segundo turno, Lula tem 55% e Bolsonaro, 34%, segundo o Datafolha. Outros 10% não votariam em nenhum dos dois, em branco ou nulo e 1% não sabem.
A pesquisa também apontou que a reprovação ao desempenho do governo de Bolsonaro é de 46%. A aprovação ficou em 25%. A avaliação regular de seu governo é de 28%.