O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) confirmou nesta sexta-feira (25) que apoiará a candidatura de Guilherme Boulos (PSOL) à prefeitura de São Paulo em 2024. O anúncio acontece na mesma semana em que Boulos desistiu de concorrer ao governo estadual para abrir caminho para a candidatura de Fernando Haddad (PT) ao Palácio dos Bandeirantes.
— Nós temos que ter a consciência de que a gente tem que fazer a Presidência da República, o governo de São Paulo e, em 2024, vamos fazer Boulos prefeito de São Paulo — disse Lula, em discurso em Santo André, em um condomínio do Movimento dos Trabalhadores Sem Teto (MTST).
Lula, Boulos e Haddad subiram em palanque diante de cerca de 400 pessoas para selar a composição entre o PSOL e o PT. Também no palco, Boulos apoiou a candidatura de Haddad e o cumprimentou como "futuro governador do Estado de São Paulo".
— A política se faz com gestos. Nós temos um gesto importante no início desta semana para fortalecer a unidade da esquerda, dos progressistas, em São Paulo e no Brasil. Quero agradecer o gesto do Haddad e do Lula de estarem aqui prestigiando a luta do MTST — disse Boulos.
A costura do apoio de Boulos ao PT passa não só pela disputa estadual, mas também pela disputa nacional, para a qual Lula conta com a criação de uma frente de apoio que inclua o PSOL, a despeito da resistência de uma ala do partido crítica à união do ex-presidente com o ex-governador Geraldo Alckmin.